expressao-popular-logo

Novo Curso Emergências | Módulo 6

Compartilhe este post:

Debate sobre projeto de poder dos militares para o Brasil é tema de curso gratuito

Inscrições abertas de 25/04 a 05/05 com vagas limitadas

O curso sobre o livro República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil será realizado nos dias 10, 17 e 24 de maio na modalidade virtual. Lançado em março, o livro de Rodrigo Lentz integra a Coleção Emergências Debates urgentes sobre problemas brasileiros, iniciativa realizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e a Editora Expressão Popular. 

As inscrições, gratuitas, estão abertas de 25 de abril até o dia 5 de maio e poderão ser feitas no site Caixa de Ferramentas. Serão oferecidas 300 vagas e as pessoas inscritas que assistirem todas as aulas, receberão um exemplar do livro a ser enviado após o término do curso. 

Sobre o curso

Em três encontros, o curso debaterá o contexto da volta dos militares ao protagonismo político no governo federal, revertendo o predomínio de presidentes civis que vinha desde a redemocratização. As aulas, que serão realizadas das 19h30 às 21h30, serão conduzidas pelo autor do livro, Rodrigo Lentz, com as participações de Suzeley Kalil e José Genoíno. O curso vai discutir não só as diferentes possibilidades de se entender a relação dos militares com a política, como também refletir sobre os desafios das forças democráticas nessa relação marcada por rupturas e tensões. 

Curso Emergências – Módulo 6 com participação de Suzeley Kalil e José Genoíno
Sobre autor e convidados

Rodrigo Lentz – doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), mesma instituição em que atualmente é professor substituto, pesquisador do Observatório sobre Defesa e Soberania do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e membro do Instituto Front.  

Suzeley Kalil – Pesquisadora do CNPq (PQ 2), professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), líder do Grupo de Estudos sobre Paz e membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Nacional. 

José Genoíno – Ex-deputado federal por São Paulo e ex-presidente do PT. 

Sobre o livro

Como mostra o livro República de Segurança Nacional, a presença militar na condução dos assuntos políticos tem sido a norma no período republicano brasileiro, e não uma exceção. A partir da análise de documentos oficiais e de vasta pesquisa, o autor propõe uma interpretação histórica desse fenômeno com base na “Doutrina de Segurança Nacional” da Escola Superior de Guerra (ESG) e procura caracterizar a mudança que ocorreu a partir de 2013 cujos desdobramentos são visíveis ainda hoje. 

Sobre a Coleção Emergências

A Coleção Emergências teve início em 2019 com a proposta de discutir questões cruciais para o Brasil a partir de perspectivas pouco divulgadas nos meios de comunicação da mídia tradicional. Cada livro não pretende ser a última palavra sobre o tema, mas o ponto de partida para estimular debates e novas leituras. Temas como a Amazônia, guerras híbridas e comunicação foram abordados em cursos do Emergências nos últimos anos. 

Serviço
  • Curso Emergências – Módulo 6 | República de Segurança Nacional: Militares e Política no Brasil
  • Aulas nos dias 10, 17 e 24 de maio das 19h30 às 21h30  
  • Inscrições de 25 de abril a 1º de maio no site Caixa de Ferramentas 
  • Gratuito – 300 vagas disponíveis

Compartilhe este post:

Sobre a Editora

Somos um grande grupo de pessoas, espalhados por todo o Brasil e no exterior, trabalhando com a pesquisa, produção, tradução e a organização de textos e imagens.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeos do Canal