expressao-popular-logo

Gramsci e a Verdade Efetiva das Coisas terá live de lançamento (23/05) 

Compartilhe este post:

Livro reúne artigos apresentados em 2019 sobre os conceitos de Antonio Gramsci, destacando a sua pertinência para a construção do socialismo no século 21

Pandemia, guerras, esgotamentos do meio ambiente, fatos que escancararam a luta de classes, mostram a urgência da filosofia da práxis de Antonio Gramsci. Com a proposta de divulgar e aprofundar o conhecimento sobre a filosofia gramsciana, a editora Expressão Popular apresenta no dia 23/05 o livro Gramsci e a Verdade Efetiva das Coisas, organizado por Marcos Del Roio e Leandro Galastri.                                                                                                                                               

Este livro é uma coletânea, organizada pelos pesquisadores Marcos Del Roio e Leandro Galastri, de textos apresentados no II Colóquio Internacional Gramsci e no VIII Seminário Internacional de Teoria Política do Socialismo do III Encontro Nacional da International Gramsci Society-Brasil (IGS-Brasil), realizado no Brasil em 2019.  

Os artigos estão organizados em três temas: Debate com os Clássicos, Crises e Revoluções e Questões Contemporâneas. Os autores são: Alvaro Bianchi, Anita Schlesener, Angelo D’Orsi, Daniela Mussi, Gianni Fresu, Giovanni Semeraro, Giuseppe Cospito, Guido Liguori, Javier Balsa, Leandro Galastri, Lincoln Secco, Luciana Aliaga, Marcos Del Roio, Martín Cortés, Paolo Nosella, Sabrina Areco e Rocco Lacorte. 

Gramsci e a verdade efetiva das coisas é recomendado para militantes e pesquisadores por identificar as categorias do marxismo de Gramsci, a partir de inúmeros elementos sociais e históricos que contextualizam o pensamento socialista gramsciano. Confira trecho da coletânea: 

 “Para os grupos subalternos, encontrar-se em uma situação de violência não é uma escolha. Um dos elementos componentes da sempre incompleta hegemonia burguesa é o uso sistemático da coerção contra os grupos que não consentem, nem passiva, nem ativamente, com a direção de outra classe social. As classes trabalhadoras estão involuntária e necessariamente inseridas em um contexto de coerção classista, formalizado e reproduzido pelas instituições do Estado, que tem sua base fundante na exploração da força de trabalho” (Leandro Galastri, “Il Biennio Nero: fascismo, antifascismo e violência política”). 

Evento de lançamento (live)

Gramsci e a verdade efetiva das coisas será lançado em evento online no dia 23/05 (segunda-feira), às 19h, no canal do Youtube e no Facebook da Editora Expressão Popular. 

Os organizadores Marcos Del Roio e Leandro Galastri receberão Luciana Aliaga, para uma roda de conversa sobre Gramsci.  A abertura do lançamento será feita por Carlos Bellé, coordenador político da Editora Expressão Popular. 

Luciana Arriaga é professora adjunta no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação e Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB, integra o Comitê Editorial da revista Crítica Marxista. É líder do grupo de pesquisa Materialismo e Modernidade e Secretária da International Gramsci Society – Brasil (2019-2022). Autora de “Gramsci e Pareto: Ciência, História e Revolução” (2017) e “Do Sul ao Norte: uma introdução a Gramsci” (2021). 

Compartilhe este post:

Sobre a Editora

Somos um grande grupo de pessoas, espalhados por todo o Brasil e no exterior, trabalhando com a pesquisa, produção, tradução e a organização de textos e imagens.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeos do Canal