expressao-popular-logo

90 anos de Ruy Mauro Marini e a atualidade da Teoria Marxista da Dependência

Compartilhe este post:

A aula será transmitida ao vivo no Youtube da editora e do Tricontinental no dia 25 de maio, às 19h, com o professor Mathias Seibel Luce. 

Observatório Forças das Desigualdades, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social – Brasil, organizou em 2021 um minicurso de três aulas sobre a Teoria Marxista da Dependência (TMD) para seus pesquisadores e militantes das organizações populares parceiras do Instituto. O objetivo do curso foi chamar atenção à importância do tema, uma vez que a TMD é um grande instrumento para analisar a sociedade latino-americana, em particular a sociedade brasileira, e nos ajuda a compreender o funcionamento do sistema capitalista e o papel dos países dependentes nessa engrenagem.

A primeira aula do curso, “Categorias de O Capital”, foi lecionada pela Prof.ª. Rosa Maria Marques (PUC SP). A segunda aula, “Teoria Marxista da Dependência (Marini, Theotônio e Bambirra)”, foi lecionada pelo Prof. Marcelo Dias Carcanholo (NIEP-UFF), e a terceira, “Atualidade da TMD”, foi lecionada pela Prof.ª Marina Gouvêa (GETD-UNILA). Todas as aulas estão disponíveis no site do Tricontinental.

Como fechamento desse processo, nesse mês de maio, em que se celebra os 90 anos de Ruy Mauro Marini, propomos uma aula especial. 

Aproveitando a efeméride, a Editora Expressão Popular deve relançar ainda em 2022 o livro Ruy Mauro Marini, Vida e Obra, cuja primeira edição, organizada por Roberta Traspadini e João Pedro Stedile, foi lançada em 2005. A nova edição vem com apresentação de Mathias Seibel Luce, autor de Teoria Marxista da Dependência, problemas e categorias, uma visão histórica, também pela Expressão Popular. 

Convidamos todas e todos para a aula livre: 90 anos de Ruy Mauro Marini – Atualidade da Teoria Marxista da Dependência, que será transmitida ao vivo no Youtube da editora e do Tricontinental no dia 25 de maio, às 19h, com o professor Mathias Seibel Luce. 

Aula aberta para todos os interessados sem necessidade de inscrição prévia.

Compartilhe este post:

Sobre a Editora

Somos um grande grupo de pessoas, espalhados por todo o Brasil e no exterior, trabalhando com a pesquisa, produção, tradução e a organização de textos e imagens.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeos do Canal