expressao-popular-logo

Lançamento e debate sobre o livro “O Estado Latino-Americano: Teoria e História”

Compartilhe este post:

Nesta quinta-feira (26), às 19h, com o autor Leonardo Granato e convidados para discutir sobre as diferentes formas assumidas pelo Estado ao longo do desenvolvimento do capitalismo na região

A Editora Expressão Popular promoverá, nesta quinta-feira (26/05), às 19h, o lançamento online do livro com um debate sobre a questão do Estado. Para conversar com o autor, estão convidados Adriano Nascimento e Tatiana Berringer. O livro traz o debate teórico-conceitual, partindo de autores clássicos da teoria política de Estado moderno capitalista da perspectiva crítica, da segunda metade do século XX, além de clássicos do marxismo, como Marx, Engels e Lenin.

Segundo Leonardo, sua pesquisa pretende questionar a concepção liberal do Estado, como ente neutro e impessoal, com funções universais para atender ao bem comum. Essa visão reducionista, destaca o pesquisador, pode ser percebida até mesmo nas teorias marxistas clássicas. Para contemplar a peculiaridades do Estado na América Latina, Granato pesquisa teóricos críticos como Nicos Poulantzas, Tilman Evers, René Zavaleta e Agustín Cueva. 

Confira um trecho do livro: 

“Em decorrência do nosso interesse em uma indagação sobre a questão do Estado capitalista moderno no âmbito latino-americano, estamos aqui apresentando os resultados parciais de uma pesquisa que busca recuperar alguns dos olhares críticos do pensamento social da nossa região – daquela reflexão crioula ou autóctone, que a América Latina, diríamos, leva a cabo a respeito de si mesma – em torno da mencionada questão do Estado. Dessa forma, entendemos, por meio da nossa pesquisa, prestar contribuições não apenas para discutir as especificidades do Estado na região, mas, de forma mais ampla, para a reconstrução de um olhar latino-americano sobre como analisar tal Estado para além das categorias das formulações teóricas tradicionais na matéria.”

(Texto da Apresentação do livro O Estado Latino-Americano: Teoria e História) 

➡️, Leonardo Granato – Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Direito da Integração Econômica pela Universidad del Salvador (Argentina). É professor da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação no curso de graduação em Administração Pública e Social, e coordenador do Núcleo de Estudos em Política, Estado e Capitalismo na América Latina (NEPEC). É autor dos livros “Brasil, Argentina e os rumos da integração: o Mercosul e a Unasul” (Appris, 2015), “Mercociudades, red de integracion / Mercocities, network of integration (Capital Intelectual, 2008)”, entre outros. 

➡️, Adriano Nascimento – Professor de Ciência Política da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (FSSO-UFAL), líder do Grupo de Pesquisa Estado, Direito e Capitalismo Dependente (CNPq-UFAL). Autor do livro “Economia, Política e Dependência” (EDUFAL, 2020) 

➡️, Tatiana Berringer – Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC/SP (UFABC)

➡️, Carlos Bellé – Coordenador Político da Editora Expressão Popular 

Serviço: Lançamento online do livro O Estado Latino-Americano -Teoria e História 

Dia: 26/05 (quinta-feira) | Horário: 19h 

O evento online será transmitido pela Editora Expressão Popular no Facebook e Youtube 

Compartilhe este post:

Sobre a Editora

Somos um grande grupo de pessoas, espalhados por todo o Brasil e no exterior, trabalhando com a pesquisa, produção, tradução e a organização de textos e imagens.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeos do Canal