Evento com participação de mais de 50 editoras acontece de 31 de agosto a 3 de setembro de 2022 na sede do SINTTEL-RIO
Mais de 50 editoras estão sendo esperadas no Festival do Livro Vermelho, FLIV-RIO, que já tem data para estreia no Rio de Janeiro: de 31 de agosto a três de setembro. Serão quatro dias de programação que inclui feira de livros com descontos de até 30%, debates, sessões de autógrafos e atividades culturais.
O FLIV-RIO foi pensado para ser um espaço de reflexão da esquerda, com foco principal para títulos que abordam a temática progressista, a chamada literatura de resistência, em defesa da democracia. É inspirado em outras iniciativas, como o Salão do Livro Político de São Paulo, que realizou, em 2022, a sua sétima edição. A intenção é transformar o FLIV-RIO em um encontro de análise sobre a conjuntura atual do país, promovendo o contato de leitoras/es com autoras/es que vêm pesquisando e disponibilizando conteúdos relacionados às questões de urgência, diante do panorama político e social em que vivemos.
Estão programados três debates por dia explorando assuntos das publicações em destaque. Mesas sobre enfrentamento ao fascismo, combate ao racismo e ao discurso de ódio, democracia em risco, posicionamento da mídia e marxismo, terão espaço garantido. Francisco Izidoro, diretor do Sinttel, acredita que o FLIV-RIO é necessário para provocar, aprofundar e refletir o Brasil que temos e aquele que queremos. “A expectativa é que o debate aconteça, que seja produtivo e relevante”, disse.
A Editora Expressão Popular marcará presença com títulos de grande interesse e que contribuirão para o debate. Entre os autores convidados, destaque para Mateus Mendes com o livro “Guerra Híbrida e Neogolpismo – geopolítica e luta de classes no Brasil (2013-2018)” que trata sobre a crise orgânica do capitalismo e o processo de golpe político que depôs o governo Dilma Rousseff (2016), encarcerou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrindo caminho para o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Com uma análise materialista histórica e uma narrativa didática, o autor parte da categoria imperialismo como chave de compreensão dos conflitos de interesses entre os países imperialistas, especialmente os Estados Unidos em sua crise de hegemonia, e os países do Sul Global, em particular o Brasil, que levaram à configuração de novos tipos de golpes de Estado na América Latina.
O evento terá entrada gratuita e será parceiro da Ação da Cidadania que recolherá alimentos não perecíveis para doação. O local do FLIV-RIO é a sede do SINTTEL-RIO, na Rua Morais e Silva, 94 – Maracanã e a programação do primeiro dia (quarta-feira) inicia às 14h até às 21h. Nos outros dias, das 9h às 21h.
SERVIÇO:
Festival do Livro Vermelho (FLIV-RIO)
Datas: De 31 de agosto a três de setembro
Horário: Das 9h às 21h
Local: Sinttel-Rio, R. Morais e Silva, 94 – Maracanã
Instagram: @fliv.rio