R$60,00
Em estoque
Em comemoração aos 125 anos de nascimento de Lev Semionovitch Vigotski e em homenagem à Elena Kratsova, neta do autor que morreu em 28 de março de 2020, o Clube do Livro da Expressão Popular tem a alegria de anunciar o lançamento de mais um título desse destacado pensador soviético para a reflexão sobre o papel da escola na vida contemporânea. Este livro, organizado e traduzido por Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, é composto por oito textos de grande atualidade, alguns inéditos em língua portuguesa, escritos entre 1928 e 1933, que tratam da formação humana voltada para a diversidade e as possibilidades de desenvolvimento. Além dos textos de Vigotski, as organizadoras incluíram nessa edição um artigo de Elena Kratsova, em parceria com seu marido Guennadi Kratsov, sobre questões indicadas nos textos traduzidos.
São textos de diferentes períodos da trajetória do pensador. Sete foram traduzidos do livro Psicologia do desenvolvimento da criança publicado pela editora moscovita Eksmo, em 2004, uma coletânea que reúne obras como: O problema da idade; O primeiro ano; A crise do primeiro ano de idade; A primeira infância; A crise dos três anos; A crise dos sete anos; A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da crianças; Anotações sobre a brincadeira; Imaginação e criação na infância; Desenvolvimento mental de crianças no processo de instrução. De acordo com Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, os textos foram organizados segundo a ordem cronológica de publicação que está indicada na bibliografia da obra de L. S. Vigotski, elaborada por T. M. Lifanova, em função de análises realizadas sobre a obra e o autor e por sugestão de Elena Kravtsova, neta de Vigotski. Por isso, a presente edição brasileira é uma coletânea diferente do livro Desenvolvimento mental de crianças no processo de instrução, porém contém praticamente o que foi publicado no livro de 1935, com exceção do relatório O desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar que apresenta sérios problemas de redação em russo.
Uma obra fundamental para estudantes, professores e pesquisadores da área de psicologia e pedagogia com interesse em compreender a relação entre instrução e desenvolvimento, questão fundamental da teoria histórico-cultural, com os elementos primordiais que garantam uma formação humana emancipadora.
Lev Semionovitch Vigotski (Orsha, Bielorrússia, 17/11/1896-11/6/1934, Moscou, Rússia) – Psicólogo soviético, criou as bases da teoria histórico-cultural do desenvolvimento com pesquisas nos campos da psicologia do desenvolvimento, da psicologia do pensamento e da fala, da defectologia, da psicologia da arte, entre outros. A partir de 1924, trabalhou no Instituto de Psicologia Experimental de Moscou e no Instituto de Defectologia com pesquisas sobre as formas complexas de atividade mental e a formação da personalidade.
Peso | 320 g |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 cm |
Autor | |
Páginas | |
Ano Publicação | 2021 |
Coleção | |
ISBN |
Lev Semionovitch Vigotski (Orsha, Bielorrússia, 17/11/1896-11/6/1934, Moscou, Rússia) – Psicólogo soviético, criou as bases da teoria histórico-cultural do desenvolvimento com pesquisas nos campos da psicologia do desenvolvimento, da psicologia do pensamento e da fala, da defectologia, da psicologia da arte, entre outros. A partir de 1924, trabalhou no Instituto de Psicologia Experimental de Moscou e no Instituto de Defectologia com pesquisas sobre as formas complexas de atividade mental e a formação da personalidade.
Editora Expressão Popular LTDA Alameda Nothmann, 806 – São Paulo
CNPJ: 03.048.166.0001-76
I.E.: 115.264.278.112
Os atendimentos estão sendo realizados apenas via e-mail, e retornaremos a sua solicitação o mais breve possível.