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O lançamento deste livro de Viktor Nikolaevich Shulgin, Fundamentos da educação social, gestado nos anos que se seguiram à Revolução Russa de 1917 e publicado em 1924, no calor da guerra civil que se seguiu à revolução, é uma importante ajuda para visualizarmos caminhos que a educação pode trilhar nesta travessia que, mais cedo ou mais tarde, também teremos que enfrentar para superar o atual estado de coisas, em direção a uma etapa de transição socialista que nos permita construir uma nova ordem social.
Este livro de Shulgin é a primeira sistematização do período que descreve, a partir da experiência da Escola-Comuna P. N. Lepeshinsky, as finalidades educativas e as categorias que irão orientar a política pública educacional da revolução. Ele faz parceria com outro livro, de M. M. Pistrak, Fundamentos da Escola do Trabalho (Expressão Popular, 2018) também publicado na Rússia em 1924.
Do ponto de vista mais imediato, fornece elementos para que possamos, desde já, analisar criticamente as próprias experiências que estamos criando para nos contrapormos a esta investida do capital e que se desenvolvem atualmente no interior das contradições que as crises vão alimentando. O/a leitor/a encontrará, aqui, uma crítica dura em relação às teorias educacionais burguesas, nascentes à época da Revolução Russa, mas que atravessaram o século XX e chegaram até nós, às vezes sob nova roupagem.
Viktor Nikolaevich Shulgin (Riazan, Rússia, 22/6/1894-27/9/1965, Moscou) – Foi historiador e professor soviético que atuou como membro do Conselho Científico Estatal e também membro do Comissariado do Povo para a Educação. Seu conceito de pedagogia envolvia a organização escolar baseada na politecnia e numa estreita ligação entre a escola e o meio, a produção, as organizações sociais e políticas e a participação ativa dos estudantes no meio social para a formação de um novo ser humano para a sociedade comunista.
Peso | 200 g |
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Dimensões | 14 × 21 cm |
Autor | |
Páginas | |
Ano Publicação | 2022 |
Coleção | |
ISBN |
Viktor Nikolaevich Shulgin (Riazan, Rússia, 22/6/1894-27/9/1965, Moscou) – Foi historiador e professor soviético que atuou como membro do Conselho Científico Estatal e também membro do Comissariado do Povo para a Educação. Seu conceito de pedagogia envolvia a organização escolar baseada na politecnia e numa estreita ligação entre a escola e o meio, a produção, as organizações sociais e políticas e a participação ativa dos estudantes no meio social para a formação de um novo ser humano para a sociedade comunista.
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